terça-feira, 30 de maio de 2017

Invista como um banqueiro/gestor! Descubra a composição dos Fundos de Investimentos

Boooooa Noite Pessoal!!

Estive um pouco ausente daqui, a vida anda bem complicada, o trabalho, os estudos e a academia estão me tomando boa parte do dia, e a procrastinação de sempre deste humano sub-raça só piora as coisas, fatos que contribuíram para meu sumiço que nem foi percebido rs!

Mas eu tô aqui, continuo firme e não vou abandoná-los, continuo com esperança na volta de alguns colegas como o clássico 'Pobreta', Doutor Honorários, Investidor Águia e alguns outros que nos ensinaram muito!

Pois bem, vamos ao que interessa, o assunto do Post, muito me surpreendeu ver uma notícia que o BB estava na liderança na captação de uma nova categoria de Fundos de Investimentos, os "Simples", o diferencial desta família é os recursos devem ser aplicados em títulos públicos ou títulos privados com risco equivalente, como os CDBs de bancos grandes, mas com um limitador de 50% neste último, outro ponto é que eles não precisam que o investidor tenha API (Análise de Perfil de Investidor), ou seja, é simples....mas isso não quer dizer que seja bom, vamos iniciar vendo a rentabilidade deles:


Iniciando aqui podemos ver que nesta categoria o BB tem a medalha de prata no quesito rentabilidade e Taxa de Administração, até aí tudo bem, está na média, não é nem a mais barata (CAIXA) Nem a mais filha da puta cara (Bradesco), mas que tal analisar o motivo de pagar a um gestor por essa alocação?

Podemos acessar o site da CVM em http://www.cvm.gov.br/index.html e em seguida clicar em "Fundos" :


Em seguida há um botão "Consulta Informações de Fundos" é a única opção e nem deveria existir, mas tudo bem, clique nele.


Nosso objetivo aqui são os fundos ativos, então vamos de "Fundos de Investimentos Registrados".


A tela seguinte irá aparecer, e aqui vai uma dica, neste caso do fundo do BB, ele foi encontrado por nome, mas em alguns casos é bem complicado encontrar, os gestores abreviam o Renda Fixa para 'RF', ou 'FIC' para 'FICFI' e acaba dificultando o trabalho de "Xeróque Romes", logo, você pode tentar dar um google com o nome do fundo junto com "Lâmina" ou "CNPJ" pois é possível fazer uma busca certeira com o CNPJ do fundo...mas vamos lá, voltando ao baby

Tiro certo depois de errar o código de antiboot, e pá! Tá lá o meninão!! Basta clicar no fundo.

 Agora o negócio está ficando melhor, temos diversas informações interessantes aqui, como a própria lâmina, o gestor, escriturador, modalidade, balancete diário, e etc, mas vamos de Composição da Carteira

Ai você observa que 86% da carteira é compromissada SELIC, e aí sou eu quem te pergunto, pra investir em SELIC, tu precisa pagar 1,95% a um administrador que tá te aplicando em Compromissada, ou seja, ganhando nas duas pontas? Mas isso na minha opinião não é de todo ruim, o que faz cair o cú da bunda é ver CDB do banco CNH Capital, banco FIDIS, Haitong e Banco PINE (sim, pasmem, PINE!!!!)

Clique na imagem para ampliar*
Obs, eu sei, sou o "rei do paint"



Convido vocês a fazerem o mesmo neste fundo para se certificar, vejam também outros fundos, eu quase caí para trás quando ví um do Itaúque estava super concentrado com papéis do BTG.

Há um detalhe aqui, alguns fundos são os chamados FIC, ou seja, fundos de fundos, na composição da carteira você só vai encontrar fundos ou um único fundo, neste caso conhecido como "fundo mãe", então para saber de fato a composição você vai ter que copiar o nome do ativo investidor e buscar novamente.



Espero ter contribuído com um pouco de conhecimento (=

Abraço!

A.a

12 comentários:

  1. De vez em quando consulto este site para ver como os grandes fundos estão se movimentando.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu dou uma olhada também nos Big Fundos gigantes, legal ver as posições compradas x vendidas, mas agluns deles ocultam as informações :/

      Abração e obrigado pela Visita!

      Excluir
  2. Rapaz, deveria ser crime vender um "bascuio" desses. É revoltante saber que as pessoas estão sendo devidamente roubadas ao voluntária e ingenuamente "aplicar" dinheiro aí. Mas viva a era da informação! Embora sejamos poucos ainda, o número dos que estão tomando conhecimento disso é cada vez maior (até eu já tive dinheiro num treco desses). Vamo que vamo levar essa informação adiante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela Visita! (=

      O problema na minha opinião é a maneira de como vendem, enganam as pessoas dizendo ser "poupança integrada diária" ou "poupança sem aniversário". isso quando não vendem capitalização ou botam em Hiperfundo com taxa de adm de 5 ou 7%.

      Mas enfim, nosso dever é esclarecer e que as pessoas tomem suas decisões por sí mesmo.

      Abraço e obrigado pela visita

      Excluir
  3. Pqp!! 2,20% Itaú e Santander, e 2,5% Itaú! E quando SELIC abaixa eles fingem que abaixam os juros kkkk bando de agiota filho da puta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É amigo Anon, a melhor opção no caso é ser sócio deles, porque adoram ludibriar os clientes rs

      Excluir
  4. Muito interessante, não sabia dessa opção de consulta...

    Obrigado pela informação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há de quê, chefe!

      Obrigado pela visita.

      Adicionei seu blog à minha lista, se puder retribuir, agradeço.

      Abraço

      Excluir
  5. Excelente informação, obrigado por compartilhar conosco!

    Dá uma passada lá no blog,
    https://funcionariopublicoinvestidor.blogspot.com.br

    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande FPI, obrigado pela Visita!

      É nosso dever disseminar conhecimento, vamos nessa! ;)

      Abração

      Excluir