domingo, 10 de setembro de 2017

Atualização Patrimonial do Almofadinha - Ago/17 - R$ 106.314,99 | Causo sobre pagamento de imposto e Declaração de Imóvel no IR

Booooooooa Noite Betas e Betinhas! 

Após uma looooooonga ausência, justificada é claro, estou de volta as atividades do blog. Não darei mais detalhes sobre este período por motivos óbvios, só peço que o mestre dos rankings dê um upgrade no Estado Civil :'(

Mas vamos ao que interessa, sobre o trabalho, como estive fora, não tenho atualizações, só permanece o medo de demissão.

Apesar das férias, estive acompanhando bem meus investimentos, recebi a PLR e apliquei todinha na Previdência da empresa, demais "rubricas" se assim podemos dizer, foram usadas para fazer frente a gastos que eram esperados, nessa brincadeira meu patrimônio deu uma bela caída (lágrimas escorrem dos olhos nesse momento). Vamos aos números



08/17Total
TDR$ 23.425,56
FUNDOS Renda FixaR$ 2.230,24
AÇÕESR$ 13.121,57
FIIR$ 7.372,64
CAPITAL SOCIAL COOP AR$ 348,15
CAPITAL SOCIAL COOP BR$ 144,63
RDC COOP BR$ 281,70
POUPANÇAR$ 508,18
PREV EMPRESAR$ 58.882,32
R$ 106.314,99


O gráfico para dar aquela ilustrada marota.




Acompanhei bem os FIIs, nenhuma surpresa, andaram como o de costume, em ações eu estava um pouco preocupado, a MAHLE-METAL LEVE S.A. está em quarentena mas apresenta leve melhora, deverá voltar a lista dos aportes, WEG sendo o motorzinho de sempre, se eu tivesse muita bala na agulha eu juro que seria um sócio relevante nessa empresa, baita lugar bom de se trabalhar, ótima governança, inovação, é um case brasileiro, dá orgulho! *OBS. NÃO TRATA-SE DE RECOMENDAÇÃO, SÓ ESTOU FALANDO O QUE EU FAÇO COM A PORRA DO MEU DINHEIRO, SE EU QUISESSE ENFIAR NO CÚ, EU ENFIARIA!

Agora vamos ao que o Instituto Almofada de Responsabilidade Social fez de bom no mês:

Eu já disse aqui que eu adoraria pagar mais imposto? Acho que não, talvez essa frase atípica vocês nunca tenham ouvido de ninguém, pois bem, vou explicar.

Eu gostaria muito de ganhar MUITO, PRA CARALHO, e para isso eu aceitaria muito bem pagar imposto, sou até um defensor da tributação mais progressiva possível como Noruega e Canadá, países que visitei e percebi uma puta qualidade de vida.

Explicado este ponto, eu vos digo, farei o possível para que dentro da legalidade eu pague o menos possível de imposto, e diante disso eu pesquisei muito antes de fazer meu IR e aprendi algumas coisas, entre elas a forma de declarar o valor de um imóvel e sua evolução a cada ano.

Uma amiga do trabalho na conversa de bar, todo mundo bebaço (menos eu, tenho dó da minha saúde) e ela comentando que vai vender um dos TRÊS imóveis que ela tem, um é herança da mãe onde a tia mora, o outro foi é onde ela vive depois do casamento em 2016 e o último é um Minha Casa Minha Dívida Vida financiado quando a dita cuja estava solteira, em 2011.
Pois bem, ela comentou que pagaria muito imposto, que a valorização dele "não foi tão bom negócio" quase bati nela e puxei esse assunto, a dita cuja rainha da preguiça declarava o valor imóvel adicionando apenas o amortizado e o gasto com reforma, não havia incluído nem corretagem nem ITBI =0 Minha gente, minha opinião sobre imposto é forte, mas isso é burrice, é comer alfafa de almoço, além da preguiça que é pecado e da desvalorização de profissionais como contadores, típico de conversa de boteco: 

"pagar cem contu pra fazer um imposto de renda? não pago!"

Bom, não pague e gaste mais com imposto  ¯\_(ツ)_/¯  Muito coerente para quem se diz contra o governo.
Para finalizar o Post e explicar o fato, para declarar um imóvel financiado você deve somar no Valor do Bem ao que foi efetivamente pago, ITBI e corretagem se for o caso (e com comprovantes) gastos com reformas (devidamente comprovados) e TODO O VALOR PAGO que consta no informe anual do banco, ou seja, incluindo juros (=
Esse fato corrobora com a minha preferência por comprar financiado ao invés de alugar, eu retifiquei os IRs (últimos cinco) dessa minha amiga e o valor de venda é maior do que ela gastou nesse imóvel, vai pagar imposto, vai, mas também podemos dizer que ela vai lucrar nessa transação, lucrou, pagou imposto, tá feliz, ganhou dinheiro!
Essa é a essência, pagar imposto é Ok se você ganhar dinheiro, portanto tente dentro da legalidade pagar o menos possível.

é só! BOA NOITE GALERA, tenham uma semana abençoada e produtiva!



7 comentários:

  1. Tenho que lê ainda sobre declaração de de IR de A à Z. Só me preocupei até agora em conseguir renda e não ando atento com essa ave de rapina que é a Receita que sempre está às espreitas aguardando a hora certa pra subtrair o máximo possível dos meus ganhos, que são poucos. Obrigado pelo alerta almofada.

    Abraço do Norte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, se tem algo que funciona muito bem nesse país, com tecnologia de ponta e ótima estrutura é a receita/fazenda. Pra cobrar é uma beleza

      Excluir
  2. Boa tarde almofadinha, o que é o capital social em cooperativa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em cooperativas de crédito (Bancoob, por exemplo), no lugar da tarifa bancária mensal se paga aquisição de cotas societárias. Isso é o capital social. Periodicamente, se a cooperativa tem lucro, há distribuição das sobras conforme a participação societária. E se houver prejuízo o cooperado tb participa cobrindo..

      Excluir
  3. Excelente Almofadinha.
    A questão da elisão fiscal divide opiniões, mas verdade seja dita, como você colocou, DENTRO DA LEGALIDADE, é bom pagar o menos de imposto possível.

    Sucesso ai
    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre, isso vai de encontro com a tranquilidade e paz que eu quero pra mim

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir